
TDAH na infância e vida adulta
Na infância, os sintomas podem incluir dificuldade de concentração, inquietação e problemas escolares. Na vida adulta, podem se manifestar como desorganização, procrastinação e dificuldades no trabalho.
Critérios diagnósticos
O diagnóstico exige a presença dos sintomas, em pelo menos dois contextos (escola, trabalho, casa) e com impacto funcional.
Tratamentos
Incluem psicoterapia, acompanhamento psicopedagógico, treinamento de habilidades e, em alguns casos, uso de medicamentos estimulantes ou não estimulantes.
Em adultos, o tratamento se baseia no uso de medicações para tratar os sintomas. Em grande parte dos casos, também se indica psicoterapia (terapia cognitivo comportamental) para o treinamento de habilidades práticas e organizacionais, além do manejo da impulsividade.
TDAH só acontece em crianças?
Não. O transtorno pode persistir na vida adulta, com manifestações diferentes. Apesar de não existir cura, o tratamento ajuda no manejo dos sintomas e melhora o desempenho e a qualidade de vida.
Se você suspeita de TDAH em você ou em seu filho, procure avaliação com um psiquiatra.

O que é o transtorno
de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)?
Entenda como o TDAH se manifesta em crianças e adultos e os tratamentos disponíveis.
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.